sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cidadão Gastronômico / Receita Especial - Cascudinho Frito com Maionese Green / Por Bruno Bertani

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA

Em comemoração ao dia internacional da cerveja, resolvi preparar um prato que combinasse bem com a ocasião.   Segundo informações, a tradição de se comemorar o dia internacional da cerveja iniciou em 2007, em Santa Cruz na Califórnia, a partir dai  passou a ser comemorada em mais de 50 países.  A data é comemorada toda primeira sexta-feira do mês de agosto, mas no início,  segundo os relatos a data era comemorada todo dia 05 de agosto até ser mudada para o dia mais feliz da semana, a nossa sagrada sexta-feira.  Então Cervejeiros de plantão fica aí meus parabéns pelo dia do nosso néctar preciso!


Cascudinho Frito com Maionese Green



Peixe ingredientes:

1 kg de cascudinho fresco
3 xíc. de farinha de trigo
2 limões
1 col. de sopa de coentro
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Em um refratário, coloque os cascudinhos limpos e lavados, tempere-os com sal, limão,  pimenta e coentro, cubra com filme plástico e deixe marinar por 30 minutos na geladeira.   Após o peixe pegar tempero, em outro recipiente adicione a farinha e empane os cascudos, em seguida frite em óleo bem quente.  Sirva com arroz branco refogado com bastante alho acompanhado do molho.  O prato fica excelente harmonizado com uma cerveja Stella Artois.


Molho ingredientes:

2 ovos, sendo um somente a gema
1 col. de chá de mostarda dijon
1 xíc. de salsinha
1/2 limão
1 dente de alho
Óleo de canola
Sal e pimenta a gosto

Molho modo de preparo:

Bata 1 ovo inteiro e uma gema, e vá adicionando o óleo aos poucos para emulsificar a maionese, adicione a mostarda,  o limão, o alho, a salsinha, sal e pimenta a gosto e volte a bater.  















Nenhum comentário: