quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cidadão Gastronômico / Agenda / Por Bruno Bertani



Bacalhau: a grande "estrela" do cardápio da Sexta-Feira Santa
Curitiba tem opções de restaurantes que servirão a iguaria neste dia 18


O bacalhau é o peixe mais consumido na Sexta-Feira Santa no Brasil. Uma tradição que existe há décadas e que será seguida à risca neste dia 18 por restaurantes de Curitiba, que estarão prontos para atender àqueles que buscam o prazer da boa mesa, mas sem aquela "confusão" na cozinha de casa.

O português Carlos Baracho trouxe da Europa as melhores receitas da gastronomia lusitana, servidas diariamente no recém inaugurado Bela Lisboa, que fica no Alto Glória. O peixe está presente em diversos pratos do cardápio, preparados de forma fiel à gastronomia portuguesa, em versões como o "Gomes de Sá", que chega à mesa acompanhado por batatinhas, ovo cozido e azeitonas , "Braz", servido com batata palha, ovo e salsa , "Com Natas", acompanhado de batata e creme de leite, além do "Arroz de Bacalhau".  O menu traz ainda outras opções de peixes, como o "Salmão Assado" e os "Rolinhos de Linguado com Camarão", além da "Salada de Atum com Feijão Fradinho" . 


No Hotel Deville Rayon, localizado no centro da capital, o restaurante Garbo estará aberto nesta Sexta-Feira Santa para almoço e jantar, com diversas opções de pratos a base de frutos do mar. Entre as sugestões do chef Reinaldo Lauriano Batista, que já trabalhou em restaurantes de Portugal, estão o Cassoulet de Frutos do Mar,  o Atum à Portuguesa,  o Bacalhau à Provençal e o Salmão Oriental.


SERVIÇO
Restaurante Bela Lisboa
Rua Barão de Guaraúna, 219, Alto da Glória - Curitiba - PR
Mais informações e reservas: 41 3117-6655

Restaurante Garbo, Hotel Deville Rayon
Rua Visconde de Nacar, 1224, Centro - Curitiba - PR
Mais informações e reservas: 41 2108-1100




O almoço de Páscoa é uma tradição que reúne a família em torno da mesa. Para ninguém ficar na cozinha, os restaurantes instalados nos hotéis da Atlantica Hotels em Curitiba prepararam cardápios exclusivos para que toda a família possa desfrutar sem esquecer o verdadeiro significado da Páscoa. Confira os principais pratos que serão servidos em cada restaurante.
Catanzaro - Four Points by Sheraton
O tradicional Brunch de domingo vai contar com um cardápio inusitado criado especialmente para a data com diversos pratos diferentes. Entre as entradas, sushis de legumes com molho shoyu aromatizado com gengibre e salmão marinado. Para o prato principal, as famílias podem escolher o tradicional prato português bacalhau a Gomes de Sá e o filet mignon ao molho brie e uvas Thompson entre outras opções. Ovos de páscoa e bavaroise trufado de chocolate serão algumas das sobremesas deste almoço.


Origens - Radisson
Para começar bem o almoço, o restaurante Origens oferece em seu buffet várias opções de entrada, entre elas azeitonas temperadas e recheadas e bolinho de bacalhau, que poderão ser acompanhados por alguma das opções de saladas, como o cuscuz marroquino. No prato principal, os destaques ficam por conta do Pernil de Cordeiro à Moda Viking e a Paella Valenciana. Cascata de chocolate com frutas será uma das opções para sobremesa.

Ticiano - Quality
O buffet do restaurante Ticiano oferecerá diversas opções de antepastos e saladas que vão das tradicionais às mais sofisticadas, entre elas mussarela de búfala temperada, endívias recheadas com mousse de salmão e salpicão de peito de cordeiro. Entres os pratos principais do cardápio está o medalhão de mignon ao molho novelle e o conchiglione de brie e damasco gratinado. A sobremesa será dominada pelo principal ingrediente da Páscoa, com chocolates variados e mousse bicolor de chocolate.

Nenhum comentário: