terça-feira, 2 de setembro de 2014

Designer \ Tradição\Bem - Estar \ Forma

                                                       
LUZ E SOMBRA DE ISSEY MIYAKE
Peças da surpreendente coleção In-ei chegaram com
exclusividade ao showroom da Ideally Iluminação

O cruzamento da criatividade e da matemática resultou na coleção In-ei, assinada pelo designer Issey Miyake, cujas peças estão disponíveis com exclusividade no showroom da Ideally Iluminação. Os pendentes e luminárias de mesa foram trazidos do Japão pela empresária Soraya Ribas, proprietária da loja.

In-ei significa sombra ou nuance em japonês. As peças da coleção são retráteis, para lâmpadas LED, feitas a partir de um material especialmente desenvolvido e patenteado por Miyake, com plástico de garrafas PET. O produto tem o toque de um fino tecido, que remete ao papel de arroz. É resistente, impermeável e lavável.

O design das luminárias lembra o origami, tradição japonesa. Cada luminária é produzida a partir de uma única folha de material graças a um programa matemático criado por um professor de ciência da computação e um artista de origami máster. As fibras são fortes o suficiente para suportar toda a estrutura das peças, que emitem luz uniforme e difusa.

O designer
Issey Miyake, de 76 anos, é um designer de moda, com interesses que vão além e passam pela arquitetura, dança, literatura. Sua paixão é tudo o que envolve as formas artísticas. Ele nasceu em Hiroshima, no Japão, em 1938. O Mestre de Estilo, como é conhecido, tem como inspiração o mundo, as artes e a tecnologia.

Serviço:
Ideally Iluminação
Rua General Aristides Athayde Junior, 54, Bigorrilho – Curitiba/PR.
Fone (41) 3339-1525
O cruzamento da criatividade e da matemática resultou na coleção In-ei, assinada pelo designer Issey Miyake, cujas peças estão disponíveis com exclusividade no showroom da Ideally Iluminação

_____________________________________________________
____________________
_________________________________
                                                                   

Bem-estar em todas as idades

É incrível como cada residência transmite um clima, energia e sentimento. Em cada fase da vida, as pessoas se adaptam as novas mudanças e necessidades. A iluminação faz parte desse processo, e é transformada a cada etapa, fazendo com que os ambientes fiquem cada vez mais práticos e aconchegantes.


As arquitetas Carolina Posanske e Mariana Stockler sinalizam que para cada idade e fase da vida o projeto luminoctécnico deve ser mudado. “Os casais jovens buscam uma iluminação mais moderna e intimista, criando ambientes aconchegantes principalmente através de iluminação indireta e pontual. Já famílias com crianças buscam uma iluminação mais dinâmica, com ambientes flexíveis e funcionais. Para a melhor idade é preciso ter um cuidado especial, eles necessitam de uma iluminação mais adequada, priorizando a qualidade de vida e a funcionalidade dos espaços. O projeto deve levar em conta além da quantidade, a qualidade da luz, principalmente em áreas de leitura e trabalho” alertam. As arquitetas revelam que o projeto luminotécnico deve ser feito junto com o layout do ambiente, valorizando os pontos fortes do projeto de interiores e buscando a funcionalidade do espaço. Para gerar conforto visual é preciso entender as necessidades e para quais tarefas o espaço vai ser utilizado. A iluminação é capaz de gerar efeitos, hierarquizar ambientes e elementos a partir do uso de iluminação pontual ou difusa e dos tipos de luminárias e lâmpadas.
Para a arquiteta Ellen Marques, o projeto luminotécnico deve ser pensado para cada ambiente, cliente e situação separadamente, devendo o mesmo atender as necessidades conforme as intensidades. Por exemplo, para um quarto de um bebê, trabalhar com uma intensidade mais fraca, deixando o ambiente mais aconchegante é aconselhável para não ferir  a vista do bebê. Na idade de estudante a necessidade será uma iluminação mais forte para uma bancada de estudos, enquanto na fase adulta, em um quarto de casal, é aconselhado não trabalhar com iluminação direta para gerar ambientes aconchegantes. Na fase da melhor idade o ideal é trabalhar com a iluminação um pouco mais forte para que se ilumine objetos e mobiliários, evitando acidentes. Outra sugestão é também trabalhar com sensores pela casa para facilitar a locomoção dentro da residência.  
Os empresários Alessandra Abage Gomes e Jorge Abage Filho, que dividem o comando da loja Irmãos Abage, orientam que a preocupação com bem-estar é a base para qualquer projeto luminotécnico. “Em nossas lojas oferecemos uma diversidade de produtos de iluminação para todos os gostos, bolsos e estilos. A nossa preocupação é oferecer sempre qualidade e conforto para o cliente”, explica Alessandra. Pensando nesse conceito, a iluminação pode ser direta (distribuída de forma geral), indireta (luz suave, cuja fonte não é visível) e pontual (focalizada em apenas um objeto). Cada cômodo exige uma aplicação de luzes específica. A decoração do quarto e da sala, por exemplo, precisa ter elementos que despertem sensação de conforto e provoquem bem-estar. Portanto, é melhor evitar a lâmpada fluorescente branca, mesmo que ela seja econômica. Independente das fases da vida, a iluminação fará toda a diferença oferecendo praticidade e conforto. Por isso, investir no segmento é algo duradouro e atemporal.


____________________________________________________


4ª Semana D


Entre os dias 03 e 09 de novembro, a cidade de Curitiba vai receber a quarta edição da Semana D – Festival de Design, evento que busca desmistificar o design e mostrar que ele é está presente no cotidiano de todos. Apostando no conceito “o design transforma”, o festival vai apresentar diversas atividades especiais, entre elas, palestras nacionais e internacionais, exposições e workshops.  Realizada pelo Centro Brasil Design e pela ProDesign>Pr, a Semana D contará com a participação de grandes nomes do design mundial, entre eles, Casey Hyun, especialista em Transportation Design que falará sobre o tema Hyundai – Mercado e Design Brasileiro; Fabio Haag, Diretor da foundry inglesa Dalton Maag que virá para o Papo D sobre Tipografia e Negócio; e Thiago Colares, mestre em Design e Direção de Arte, que contará o Case Imaginarium. Outros convidados já confirmados no evento são Tatiana Viana, gerente de design da Farm; o diretor da Narita Design, Mario Narita;  o designer e calígrafo Claudio Gil e Marcel Gignon, gerente de design da Chilli Beans. As principais atividades do evento serão realizadas no Museu Oscar Niemeyer (MON), mas contará, também, com ações em pontos variados da cidade, reforçando assim a ideia de mergulhar a capital paranaense no design. Mais informações na página da Semana D no Facebook (www.facebook.com/festival.semanad), no site www.cbd.org.br ou pelo telefone (41) 3076-7332.

Nenhum comentário: